4º ano_Ciências

1º Bimestre

Astronomia
Planetas do Sistema Solar
A Astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes. O estudo da Astronomia é registrado nos mais antigos documentos escritos e em monumentos.
 Inicialmente, pode-se questionar a necessidade desse tipo de conhecimento e qual a sua aplicação na solução dos problemas mais corriqueiros com os quais nos deparamos no dia-a-dia. Basta, entretanto, um estudo e uma reflexão mais profunda para perceber-se que, mesmo no dia-a-dia, a Astronomia participa de nossas vidas de modo intensa.
O suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o calendário com o ano de 365, seus meses e semanas, as estações do ano, as marés, as auroras polares, e até mesmo a vida em nosso planeta – sustentada pela energia que recebemos do Sol – são temas exaustivamente estudados e, às vezes, determinados, pela Astronomia.
Os cientistas explicam que há bilhões de galáxias na composição do universo. Dentre essas galáxias existentes, destaca-se a Via Láctea. Nela está situado o sistema solar, que reúne diferentes corpos que vão girar em torno de uma estrela maior chamada de Sol.
O SISTEMA SOLAR
O Sistema Solar corresponde a um conjunto formado pelo sol, asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas.
Os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante muitos anos, acabou sendo considerado um dos planetas do sistema solar. Entretanto, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) apresentou a classificação de que esse corpo celeste poderia ser chamado de “planeta anão”.
MOVIMENTOS DOS PLANETAS
Os Planetas estão em constante movimento de forma que giram em torno de sua própria órbita ou em torno do sol.
O “movimento de rotação” designa o movimento que os planetas realizam em torno do seu próprio eixo (equivale ao tempo de 1 dia).
Já o "movimento de translação" define o movimento que os planetas realizam em torno do sol (equivale ao tempo de 1 ano).

Características dos Planetas do Sistema Solar

Cada planeta do sistema solar possui peculiaridades de forma que são classificados de acordo com sua constituição.
Podemos destacar dois tipos de planetas:
·         Planetas terrestres, localizados mais próximos do sol como: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;
·         Planetas gasosos, (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


Mercúrio

Mercúrio é um planeta rochoso, sendo o menor planeta do sistema solar e o mais próximo do sol. Por esse motivo apresenta temperaturas bastante elevadas de aproximadamente 400°C.
O movimento de rotação do planeta é de 59 dias, enquanto o de translação é de 87 dias.

Vênus

Conhecido como “Estrela D’Alva”, por causa de seu forte brilho. Vênus é o segundo planeta a partir do sol e o mais perto do planeta Terra.
Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno se si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.
Curioso notar que mesmo sendo o segundo planeta a partir do sol (depois de Mercúrio), Vênus é o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas que podem atingir 480°C.

Terra

Terceiro planeta do sistema solar a partir do sol, o planeta Terra é rochoso, com atmosfera gasosa e temperatura média de 15°C.
Possui um satélite natural, a lua, e a quantidade de água existente no planeta, também chamado de “planeta azul”, aliada à quantidade de oxigênio, permitem o desenvolvimento da vida no planeta, sendo o único do sistema solar com vida humana.
M R: (MOVIMENTO DE ROTAÇÃO):  24 horas (tempo de 1 dia), e o M. T dura 365 dias (tempo de 1 ano), exceto nos anos bissextos, os quais apresentam 366 dias.

Marte

Quarto planeta a partir do sol e o mais visível do planeta Terra, sendo o segundo menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.
Também chamado de “Planeta Vermelho”, devido às partículas de óxido de ferro presentes em sua atmosfera, o planeta Marte é um planeta rochoso, frio e seco.
M. R:  duração de 24 horas e 37 minutos, enquanto que o M.T. do planeta é de 687 dias.

Júpiter

Planeta Júpiter é o maior planeta do sistema solar.
Quinto planeta a partir do sol.
M. R:  9 horas e 55 minutos, considerado o movimento de rotação mais rápido de todos os planetas do sistema solar; enquanto o M.T: corresponde a cerca de 12 anos terrestres.

Saturno

Segundo maior planeta do sistema solar, depois de Júpiter, Saturno é conhecido pelos seus anéis, formados por rocha, gelo e poeira.
Sexto planeta a partir do sol, sua temperatura média é de -140°C, seu M. R: dura 10 horas e 14 minutos e o de translação cerca de 30 anos terrestres.

Urano

Terceiro maior planeta do sistema solar e sétimo planeta a partir do sol.
Seu  movimento de rotação do planeta dura 17 horas aproximadamente, enquanto o movimento de translação dura cerca de 165 anos terrestres.

Netuno

Planeta do sistema solar mais distante do sol e o quarto maior em tamanho.
Trata-se de um planeta gasoso, formado principalmente por hidrogênio, hélio, amônio, metano e água. O movimento de rotação do planeta dura cerca de 16 horas, enquanto sua translação equivale a 164 anos terrestres.


Satélites Naturais
Satélites naturais, chamados de luas, são corpos celestes sólidos que orbitam planetas.
A Terra tem um satélite natural, que chamamos Lua.
A formação da Lua – que orbita a Terra – ocorreu após o choque de outro planeta do tamanho de Marte com o nosso planeta.
A Lua é a responsável pelo regime de marés da Terra porque sua gravidade literalmente puxa o mar. A influência da Lua sobre as marés é alvo de estudos das mais antigas culturas.

Visita do Homem à Lua

O homem só chegou à Lua em 20 de julho de 1969. O astronauta Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em solo lunar.
Fases da lua
            A lua é o satélite natural da terra que ao contrário do sol, não tem luz própria. A luz que vemos vem do sol, a lua recebe a luz solar e a reflete.
            Essa luminosidade que a lua recebe não é sempre a mesma, pois às vezes a terra entra na frente do sol e isso muda a quantidade de luz que a lua recebe. Essas mudanças na luz que a lua reflete são chamadas fases da lua, cada fase dura aproximadamente 7 dias. A lua passa por 4 fases a lua cheia, lua nova, quarto crescente e quarto minguante. Para completar esse ciclo leva-se aproximadamente 28 dias.
•          LUA CHEIA: o reflexo da luz é visível em toda a superfície da lua;
•          LUA NOVA: o sol ilumina a face que não está virada para a terra, por isso não podemos ver a luz sendo refletida;
•          QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE: apenas metade da sua fica visível.

Estrelas
As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases.Na nossa galáxia - a Via Láctea - existem mais de cem bilhões de estrelas. O Sol é uma delas.

Como as Estrelas Nascem?

As nebulosas (nuvens formadas de poeira e gás) se contraem e formam uma esfera. Ao se contrair, o gás se concentra lentamente e aquece milhões de graus, num processo violento que pode levar milhões de anos.
Assim, é formada uma protoestrela e, somente após atingir uma temperatura altíssima, têm início as reações nucleares das quais resultam as estrelas.

O Tamanho das Estrelas

Para se ter noção da dimensão das estrelas, saiba que o Sol é uma estrela pequena. No entanto, ele tem um diâmetro de 1 milhão e meio de quilômetros (o que equivale a cerca de 1 milhão de planetas Terra).

Estrelas Maiores do que o Sol


O que é Estrela Cadente?

Estrela cadente é o nome popular como é conhecido o meteoro. A estrela cadente resulta do lançamento de uma partícula sólida que se evapora. O resultado é um efeito luminoso.
Quando visualizamos um rastro luminoso no céu durante a noite, podemos estar diante do fenômeno da estrela cadente.

Eclipse
Os eclipses lunares ocorrem na fase da lua cheia, quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. No caso do eclipse solar, a Lua encontra-se entre o Sol e Terra.
Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
Portanto, na época em que os três (Sol, Terra e Lua) alinham-se, é possível observar o eclipse lunar. Quando o alinhamento é feito de forma diferente (Sol, Lua e Terra), observamos o eclipse do sol.

Atividades:
1.    O que é astronomia?
É a ciência que estuda os corpos celestes
2.    Quais são os planetas que compõem o sistema solar?
Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
3.    Qual o nome do Planeta anão?
Plutão.
4.    O que é o movimento de rotação?
Movimento que os planetas realizam em torno do seu próprio eixo
5.    E o movimento de translação?
Movimento que os planetas realizam em torno do sol
6.    Qual o maior planeta do sistema solar?
Júpiter
7.    Qual o nome do satélite natural da Terra?
A Lua
8.    Quais as 4 fases da Lua?
Lua cheia, Lua nova, quarto crescente e quarto minguante
9.    Qual o nome popular dado ao meteoro?
Estrela cadente.
10. Em qual fase da lua ocorrem os eclipses?
Lua cheia.


CERTAMENTE REMONTA AO SURGIMENTO DOS PRIMEIROS SERES HUMANOS. TODO O CONHECIMENTO RESULTANTE DESSES ESTUDOS, POR VÁRIOS POVOS E CULTURAS DISTINTAS, AO LONGO DE MILÊNIOS, É ATUALMENTE COMPLEMENTADO E RAPIDAMENTE SUPERADO PELA AVALANCHE DE INFORMAÇÕES COLETADAS E PROCESSADAS COM RAPIDEZ INÉDITA NA HISTÓRIA HUMANA. NAVES-SONDAS, ESTAÇÕES E OBSERVATÓRIOS ESPACIAIS E TERRESTRES COLETAM DADOS QUE SUPERCOMPUTADORES PROCESSAM RAPIDAMENTE PARA A ANÁLISE DOS ESPECIALISTAS.
TAMANHO DAS ESTRELAS
A ESTRELA ETA CARINAE É 5 MILHÕES DE VEZES MAIOR DO QUE O SOL.
ENQUANTO ISSO, A ESTRELA BETELGEUSE, POR SUA VEZ, É 300 VEZES MAIOR QUE A ETA CARINAE.
A ESTRELA VYCANISMAJORIS, FINALMENTE, É 1 BILHÃO DE VEZES MAIOR DO QUE O SOL, SENDO ASSIM A MAIOR DELAS.

2º Bimestre


3º Bimestre

Gênero do Bimestre

1. Relato pessoal e de experimento
O relato pessoal possui os mesmos elementos do texto narrativo, pois contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar, num determinado momento e, sem dúvida, é narrado por alguém. Assim, qualquer pessoa pode revelar fatos interessantes de sua vida, permitindo assim que todos possam conhecê-los. 
Fonte: EMEF Profa Jandira Lacerda Zanoni. Relato Pessoal - Características do Gênero. Disponível em: http://somosalunosjlz602.blogspot.com/2012/09/relato-pessoal.html. Acesso em 25 ago. 2018.

2. Propaganda 

Este gênero costuma aparecer bastante na forma oral, mas também pode ser escrito. Possui como característica marcante a linguagem argumentativa e expositiva, podendo também haver pequenas descrições. O objetivo é sempre o mesmo: divulgar o produto/serviço e influenciar a opinião do leitor para que ele “compre” a ideia. O texto é claro e objetivo, e as mensagens costumam despertar sentimentos, emoções e sensações no leitor: calma, tranquilidade, emoção, adrenalina, calor, frio, inquietação. Outro elemento importante é o uso das imagens. Fonte: INFOESCOLA. Gêneros Textuais. Disponível em: https://www.infoescola.com/literatura/generos-textuais/. Acesso em 25 ago. 2018.

Conteúdos do Bimestre






SER HUMANO E SAÚDE
· Sexualidade: transformações do corpo humano (puberdade)respeitando o outro e suas
variedades de expressão.
·   Identificar as transformações que ocorrem no menino e na menina durante a puberdade, respeitando suas variedades de expressão.

VIDA E AMBIENTE
· Interferência da ação do ser humano nos elementos ambientais (solo, água, ar).
· Reconhecer o ser humano como parte integrante e dependente do meio ambiente.
· Identificar fatores de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionados às ações do ser humano.
·   Relacionar as causas e as consequências da ação humana referentes ao uso do solo, da água e do ar.

ATIVIDADES
PUBERDADE
1. O ser humano desenvolve-se mais lentamente que alguns animais. As crianças precisam de carinho e proteção. Conforme vamos crescendo, nos tornamos capazes de procurar alimentos e de nos defender. Marque a ordem de desenvolvimento correto dos seres humanos.
a) criança - jovem - adulto – idoso                              c) nascimento - adulto - jovem
b) nascimento - idoso – adulto                                    d) jovem - criança - adulto – idoso

2. Eles vivem em nossos cabelos e causam coceira. Eles se agarram firmes nos cabelos, mas não voam! Seus filhotes chamam-se lêndeas. Para evitar os piolhos devemos:
a) usar pentes, escovas, bonés e toucas de amigos.
b) lavar os cabelos uma vez por mês.
c) lavar diariamente os cabelos e não compartilhar pentes e escovas.
d) pentear os cabelos de hora em hora.

3. Como se designa o período da adolescência em que os corpos dos meninos e das meninas sofrem grandes alterações?
a) puberdade                  b) terceira idade                c) infância                       d) adolescência

4. Durante o período referido na questão anterior, desenvolvem-se uma série de características sexuais secundárias. Da lista que se segue, indique utilizando (menina) ou (menino) no espaço, caso essa se refira ao sexo masculino ou ao sexo feminino.
______ Alargamento das ancas ou quadris.
______ Engrossamento da voz.

______ Aparecimento da barba.

______ Desenvolvimento dos seios.

______ A voz mantém-se suave.

______ Alargamento dos ombros.

5. A puberdade é o aspecto biológico da adolescência. A puberdade começa com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e termina quando o desenvolvimento físico está completo. É possível determinar uma média de idade em que as mudanças acontecem nos corpos dos adolescentes. Cite algumas modificações ocorridas no corpo humano, tanto feminina quanto masculina durante a puberdade.
Mudanças Masculinas: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Mudanças Femininas: 
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6. (ENEM-2013) Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que
a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
d) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial (nas artérias).

7. Observe as imagens abaixo.
FONTE:  INSTITUTO GAYLUSSAC. Testes 6ª Série Ensino Fundamental. Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828827/2014_Portugu%C3%AAs_4ano_etapa01.pdf

Nas imagens acima aparece a Turma da Mônica e a Turma da Mônica jovem. Sobre as imagens, responda:
Você nota algumas diferenças marcantes nos personagens? Se a resposta for positiva, cite as diferenças.
________________________________________________________________________.

8. Em sua opinião, por que Mauricio de Sousa (criador da Turma da Mônica) criou personagens da Turma Jovem?
________________________________________________________________________.
  
9. Cite as fases em que os personagens estão nas duas tirinhas.
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10. Na tirinha A, os personagens carregam objetos. O uso desses objetos tem haver com a idade dos personagens? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________.

HIGIENE DO CORPO

1 - Mau cheiro que se instala nos pés mal cuidados.
A - banho                                     B - chulé                                      C – axilas


2 - Secreção do corpo que aumenta na puberdade e com o calor.
A - suor                                        B - neutro                                    C – higiene


3 - Inflamação da pele, no local onde nascem os pelos.

A - doenças                                  B - pés                                         C – acne


4 - Para evitar o chulé deve-se enxugar bem os dedos dos pés depois do ________.

A - chulé                                      B - banho                                     C – suor


5 - Não devem ficar calçados o dia todo.
A - pés                                         B - axilas                                     C – chulé


6 - Cuidados com a limpeza do corpo.
A - neutro                                   B - higiene                                   C – axilas


7 - Tipo de pele que favorece o surgimento da acne.
A - acne                                     B - doenças                                   C – oleosa


8 - Regiões abaixo dos braços, conhecidas como sovacos.
A - axilas                                   B - suor                                        C – pés


9 - Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas _______.
A - acne                                    B - doenças                                  C – axilas


10 - Tipo de sabonete apropriado para a higiene corporal.
A – higiene                               B – banho                                    C – neutro

Gabarito - HIGIENE DO CORPO


1 B; 2 A; 3 C; 4 B; 5 A; 6 B; 7 C;  8 A;  9 B;  10 C


Interferência da ação do ser humano nos elementos ambientais (solo, água, ar)


O ser humano, ao realizar atividades como cultivo de vegetais, criação e extração de minerais, muitas vezes contribui para o desgaste do solo. O desmatamento, a queimada, a erosão e a poluição são causas do desgaste do solo.

Desmatamento
O desmatamento é a retirada permanente* da definitiva de uma área para a construção de estradas e moradias, para o cultivo de vegetais, entre outras.
O solo da área desmatada fica exposto às ações do vento e da água da chuva, que, geralmente, causam à erosão. Além disso, sem vegetação, o solo dessa área é atingido diretamente pelos raios solares, o que provoca o ressecamento do húmus e torna o solo menos fértil.
Desmatamento na Floresta Amazônica, no estado do Amazonas.


vocabulário
permanente= definitiva

Teste a hipótese dos alunos:

A vegetação protege o solo da erosão que a chuva pode causar?
  • Primeiro, simularemos fortes chuvas caindo sobre uma área coberta de vegetação: um gramado, por exemplo.
  • Depois, simule fortes chuvas caindo sobre uma área sem cobertura vegetal: um espaço no gramado com o solo exposto, por exemplo.
Investigando: Será que se jogarmos mais água o efeito será maior ou menos do que é mostrado? E se jogarmos a água de alturas diferentes? E se a vegetação cobrir parcialmente o solo, como ele ficaria?

Escreva um relatório explicando como acontece com o solo em cada situação. Atividade Avaliativa. (entregar na próxima aula)

Siga este modelo.


Nessa atividade nós investigamos:
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Para isso, fizemos o seguinte:
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No fim, observamos que:
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Nossa principal conclusão é:
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Livro

O fogo e o Cerrado

Vídeos sobre Queimadas

A Turma do Labareda

Alternativas ao uso

Fogo e Segurança


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