1º Bimestre
Astronomia
A Astronomia é a ciência que estuda os
corpos celestes. O estudo da Astronomia é registrado nos mais antigos
documentos escritos e em monumentos.
Inicialmente,
pode-se questionar a necessidade desse tipo de conhecimento e qual a sua
aplicação na solução dos problemas mais corriqueiros com os quais nos deparamos
no dia-a-dia. Basta, entretanto, um estudo e uma reflexão mais profunda para
perceber-se que, mesmo no dia-a-dia, a Astronomia participa de nossas vidas de modo
intensa.
O suceder dos dias e das noites, a
divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o calendário com o ano de 365,
seus meses e semanas, as estações do ano, as marés, as auroras polares, e até
mesmo a vida em nosso planeta – sustentada pela energia que recebemos do Sol –
são temas exaustivamente estudados e, às vezes, determinados, pela Astronomia.
Os cientistas
explicam que há bilhões de galáxias na composição do universo. Dentre essas galáxias
existentes, destaca-se a Via Láctea. Nela está situado o sistema solar, que
reúne diferentes corpos que vão girar em torno de uma estrela maior chamada de
Sol.
O SISTEMA SOLAR
O Sistema
Solar corresponde a um conjunto formado pelo sol,
asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas.
Os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra,
Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante muitos anos, acabou
sendo considerado um dos planetas do sistema solar. Entretanto, em 2006, a
União Astronômica Internacional (IAU) apresentou a classificação de que esse
corpo celeste poderia ser chamado de “planeta anão”.
MOVIMENTOS DOS
PLANETAS
Os Planetas
estão em constante movimento de forma que giram em torno de sua própria órbita
ou em torno do sol.
O “movimento
de rotação” designa o movimento que os planetas realizam em torno do seu
próprio eixo (equivale ao tempo de 1 dia).
Já o
"movimento de translação" define o movimento que os planetas realizam
em torno do sol (equivale ao tempo de 1 ano).
Características dos Planetas do Sistema Solar
Cada planeta do sistema solar possui peculiaridades de forma que
são classificados de acordo com sua constituição.
Podemos destacar dois tipos de planetas:
·
Planetas terrestres,
localizados mais próximos do sol como: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;
·
Planetas gasosos, (constituídos
majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho: Júpiter, Saturno, Urano
e Netuno.
Mercúrio
Mercúrio é
um planeta rochoso, sendo o menor planeta do sistema solar e o mais próximo do
sol. Por esse motivo apresenta temperaturas bastante elevadas de
aproximadamente 400°C.
O
movimento de rotação do planeta é de 59 dias, enquanto o de translação é de 87
dias.
Vênus
Conhecido
como “Estrela D’Alva”, por causa de seu forte brilho. Vênus é o segundo planeta
a partir do sol e o mais perto do planeta Terra.
Seu
movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta
em torno se si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.
Curioso
notar que mesmo sendo o segundo planeta a partir do sol (depois de Mercúrio),
Vênus é o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas que podem
atingir 480°C.
Terra
Terceiro
planeta do sistema solar a partir do sol, o planeta Terra é rochoso, com
atmosfera gasosa e temperatura média de 15°C.
Possui um
satélite natural, a lua, e a quantidade de água existente no planeta, também
chamado de “planeta azul”, aliada à quantidade de oxigênio, permitem o
desenvolvimento da vida no planeta, sendo o único do sistema solar com vida
humana.
M R:
(MOVIMENTO DE ROTAÇÃO): 24 horas (tempo
de 1 dia), e o M. T dura 365 dias (tempo de 1 ano), exceto nos anos bissextos,
os quais apresentam 366 dias.
Marte
Quarto
planeta a partir do sol e o mais visível do planeta Terra, sendo o segundo
menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.
Também chamado
de “Planeta Vermelho”, devido às partículas de óxido de ferro presentes em sua
atmosfera, o planeta Marte é um planeta rochoso, frio e seco.
M. R: duração de 24 horas e 37 minutos, enquanto
que o M.T. do planeta é de 687 dias.
Júpiter
Planeta
Júpiter é o maior planeta do sistema solar.
Quinto
planeta a partir do sol.
M. R: 9 horas e 55 minutos, considerado o movimento
de rotação mais rápido de todos os planetas do sistema solar; enquanto o M.T:
corresponde a cerca de 12 anos terrestres.
Saturno
Segundo
maior planeta do sistema solar, depois de Júpiter, Saturno é conhecido pelos
seus anéis, formados por rocha, gelo e poeira.
Sexto
planeta a partir do sol, sua temperatura média é de -140°C, seu M. R: dura 10
horas e 14 minutos e o de translação cerca de 30 anos terrestres.
Urano
Terceiro
maior planeta do sistema solar e sétimo planeta a partir do sol.
Seu movimento de rotação do planeta dura 17 horas
aproximadamente, enquanto o movimento de translação dura cerca de 165 anos
terrestres.
Netuno
Planeta do
sistema solar mais distante do sol e o quarto maior em tamanho.
Trata-se
de um planeta gasoso, formado principalmente por hidrogênio, hélio, amônio,
metano e água. O movimento de rotação do planeta dura cerca de 16 horas,
enquanto sua translação equivale a 164 anos terrestres.
Satélites
Naturais
Satélites
naturais, chamados de luas, são corpos celestes sólidos que orbitam planetas.
A Terra tem um
satélite natural, que chamamos Lua.
A formação
da Lua – que orbita a Terra – ocorreu após o choque de outro planeta do tamanho
de Marte com o nosso planeta.
A Lua é a
responsável pelo regime de marés da Terra porque sua gravidade literalmente
puxa o mar. A influência da Lua sobre as marés é alvo de estudos das mais
antigas culturas.
Visita do Homem à Lua
O homem só
chegou à Lua em 20 de julho de 1969. O astronauta Neil Armstrong foi o primeiro homem
a pisar em solo lunar.
Fases da lua
A
lua é o satélite natural da terra que ao contrário do sol, não tem luz própria. A luz que vemos vem do sol, a lua recebe a luz
solar e a reflete.
Essa
luminosidade que a lua recebe não é sempre a mesma, pois às vezes a terra entra
na frente do sol e isso muda a quantidade de luz que a lua recebe. Essas
mudanças na luz que a lua reflete são chamadas fases da lua, cada fase dura
aproximadamente 7 dias. A lua passa por 4 fases a lua cheia, lua nova, quarto
crescente e quarto minguante. Para completar esse ciclo leva-se aproximadamente
28 dias.
• LUA
CHEIA: o reflexo da luz é visível em toda a superfície da lua;
• LUA
NOVA: o sol ilumina a face que não está virada para a terra, por isso não
podemos ver a luz sendo refletida;
• QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE:
apenas metade da sua fica visível.
Estrelas
As Estrelas são corpos
celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas
de gases.Na nossa galáxia - a Via Láctea - existem mais de cem bilhões de
estrelas. O Sol é uma delas.
Como as
Estrelas Nascem?
As nebulosas (nuvens formadas
de poeira e gás) se contraem e formam uma esfera. Ao se contrair, o gás se
concentra lentamente e aquece milhões de graus, num processo violento que pode
levar milhões de anos.
Assim, é formada uma protoestrela e, somente
após atingir uma temperatura altíssima, têm início as reações nucleares das
quais resultam as estrelas.
O Tamanho
das Estrelas
Para se ter noção da
dimensão das estrelas, saiba que o Sol é uma estrela pequena. No entanto, ele
tem um diâmetro de 1 milhão e meio de quilômetros (o que equivale a cerca de 1
milhão de planetas Terra).
Estrelas Maiores do que o Sol
O que é
Estrela Cadente?
Estrela cadente é o nome
popular como é conhecido o meteoro. A estrela cadente resulta do lançamento de uma partícula
sólida que se evapora. O resultado é um efeito luminoso.
Quando visualizamos um
rastro luminoso no céu durante a noite, podemos estar diante do fenômeno da
estrela cadente.
Eclipse
Os eclipses lunares ocorrem na
fase da lua cheia, quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. No caso
do eclipse solar, a Lua encontra-se entre o
Sol e Terra.
Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
Portanto, na época em que os três (Sol, Terra e Lua) alinham-se, é possível observar o eclipse lunar. Quando o alinhamento é feito de forma diferente (Sol, Lua e Terra), observamos o eclipse do sol.
Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
Portanto, na época em que os três (Sol, Terra e Lua) alinham-se, é possível observar o eclipse lunar. Quando o alinhamento é feito de forma diferente (Sol, Lua e Terra), observamos o eclipse do sol.
Atividades:
1. O que é astronomia?
É a ciência que estuda os corpos
celestes
2. Quais são os planetas
que compõem o sistema solar?
Mercúrio,
Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
3.
Qual o nome do Planeta anão?
Plutão.
4. O que é o movimento de rotação?
Movimento que
os planetas realizam em torno do seu próprio eixo
5. E o movimento de translação?
Movimento que
os planetas realizam em torno do sol
6.
Qual o maior planeta do sistema solar?
Júpiter
7.
Qual o nome do satélite natural da Terra?
A Lua
8.
Quais as 4 fases da Lua?
Lua cheia, Lua
nova, quarto crescente e quarto minguante
9.
Qual o nome popular dado ao meteoro?
Estrela
cadente.
10. Em qual
fase da lua ocorrem os eclipses?
Lua
cheia.
CERTAMENTE REMONTA AO SURGIMENTO DOS PRIMEIROS SERES HUMANOS. TODO O
CONHECIMENTO RESULTANTE DESSES ESTUDOS, POR VÁRIOS POVOS E CULTURAS DISTINTAS,
AO LONGO DE MILÊNIOS, É ATUALMENTE COMPLEMENTADO E RAPIDAMENTE SUPERADO PELA
AVALANCHE DE INFORMAÇÕES COLETADAS E PROCESSADAS COM RAPIDEZ INÉDITA NA
HISTÓRIA HUMANA. NAVES-SONDAS, ESTAÇÕES E OBSERVATÓRIOS ESPACIAIS E TERRESTRES
COLETAM DADOS QUE SUPERCOMPUTADORES PROCESSAM RAPIDAMENTE PARA A ANÁLISE DOS
ESPECIALISTAS.
TAMANHO DAS ESTRELAS
A ESTRELA ETA CARINAE É 5 MILHÕES DE VEZES
MAIOR DO QUE O SOL.
ENQUANTO ISSO, A
ESTRELA BETELGEUSE, POR SUA VEZ, É 300 VEZES MAIOR QUE A ETA CARINAE.
A ESTRELA VYCANISMAJORIS, FINALMENTE, É 1 BILHÃO
DE VEZES MAIOR DO QUE O SOL, SENDO ASSIM A MAIOR DELAS.
2º Bimestre
3º Bimestre
3º Bimestre
Gênero do Bimestre
1. Relato pessoal e de experimento
2. Propaganda
1. Relato pessoal e de experimento
O relato pessoal possui os mesmos elementos do texto narrativo, pois contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar, num determinado momento e, sem dúvida, é narrado por alguém. Assim, qualquer pessoa pode revelar fatos interessantes de sua vida, permitindo assim que todos possam conhecê-los.
Fonte: EMEF Profa Jandira Lacerda Zanoni. Relato Pessoal - Características do Gênero. Disponível em: http://somosalunosjlz602.blogspot.com/2012/09/relato-pessoal.html. Acesso em 25 ago. 2018.
Este gênero costuma aparecer bastante na forma oral, mas também pode ser escrito. Possui como característica marcante a linguagem argumentativa e expositiva, podendo também haver pequenas descrições. O objetivo é sempre o mesmo: divulgar o produto/serviço e influenciar a opinião do leitor para que ele “compre” a ideia. O texto é claro e objetivo, e as mensagens costumam despertar sentimentos, emoções e sensações no leitor: calma, tranquilidade, emoção, adrenalina, calor, frio, inquietação. Outro elemento importante é o uso das imagens. Fonte: INFOESCOLA. Gêneros Textuais. Disponível em: https://www.infoescola.com/literatura/generos-textuais/. Acesso em 25 ago. 2018.
Conteúdos do Bimestre
3º
SER HUMANO E SAÚDE
· Sexualidade: transformações do corpo humano (puberdade)respeitando o outro e suas
variedades de expressão.
· Identificar as transformações que ocorrem no menino e na menina durante a puberdade, respeitando suas variedades de expressão.
VIDA E AMBIENTE
· Interferência da ação do ser humano nos elementos ambientais (solo, água, ar).
· Reconhecer o ser humano como parte integrante e dependente do meio ambiente.
· Identificar fatores de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionados às ações do ser humano.
· Relacionar as causas e as consequências da ação humana referentes ao uso do solo, da água e do ar.
3º
|
SER HUMANO E SAÚDE
|
· Sexualidade: transformações do corpo humano (puberdade)respeitando o outro e suas
variedades de expressão.
|
· Identificar as transformações que ocorrem no menino e na menina durante a puberdade, respeitando suas variedades de expressão.
|
VIDA E AMBIENTE
|
· Interferência da ação do ser humano nos elementos ambientais (solo, água, ar).
|
· Reconhecer o ser humano como parte integrante e dependente do meio ambiente.
· Identificar fatores de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionados às ações do ser humano.
· Relacionar as causas e as consequências da ação humana referentes ao uso do solo, da água e do ar.
|
ATIVIDADES
PUBERDADE
1. O ser humano
desenvolve-se mais lentamente que alguns animais. As crianças precisam de carinho
e proteção. Conforme vamos crescendo, nos tornamos capazes de procurar
alimentos e de nos defender. Marque a ordem de desenvolvimento correto dos
seres humanos.
a) criança -
jovem - adulto – idoso c) nascimento - adulto - jovem
b) nascimento -
idoso – adulto d) jovem -
criança - adulto – idoso
2. Eles vivem em nossos
cabelos e causam coceira. Eles se agarram firmes nos cabelos, mas não voam!
Seus filhotes chamam-se lêndeas. Para evitar os piolhos devemos:
a) usar pentes,
escovas, bonés e toucas de amigos.
b) lavar os
cabelos uma vez por mês.
c) lavar diariamente os cabelos e não compartilhar pentes e escovas.
d) pentear os cabelos
de hora em hora.
3. Como se designa o
período da adolescência em que os corpos dos meninos e das meninas sofrem
grandes alterações?
a) puberdade b) terceira idade c) infância d) adolescência
4. Durante o período referido na questão
anterior, desenvolvem-se uma série de características sexuais secundárias. Da
lista que se segue, indique utilizando (menina) ou (menino) no
espaço, caso essa se refira ao sexo masculino ou ao sexo feminino.
______ Alargamento das ancas
ou quadris.
______ Engrossamento da voz.
______ Aparecimento da barba.
______ Desenvolvimento dos seios.
______ A voz mantém-se suave.
______ Alargamento dos ombros.
5. A puberdade é o aspecto
biológico da adolescência. A puberdade começa com o aparecimento dos caracteres
sexuais secundários e termina quando o desenvolvimento físico está completo. É
possível determinar uma média de idade em que as mudanças acontecem nos corpos
dos adolescentes. Cite algumas modificações ocorridas no corpo humano, tanto
feminina quanto masculina durante a puberdade.
Mudanças Masculinas:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Mudanças
Femininas:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. (ENEM-2013)
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A
oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de
responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos
alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente
da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de
Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no
açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. Outro pecado,
velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como
marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento das meninas que participam do
Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire,
que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já
sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E
não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer,
endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da
Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro
sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já
são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e
diabete”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em:
http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os
hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações
apresentadas no texto indicam que
a)
a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada
constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os
adolescentes.
b)
a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um
maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da
obesidade entre os adolescentes.
c)
a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da
população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que
prejudica o equilíbrio metabólico.
d)
a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da
diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da
pressão arterial (nas artérias).
7.
Observe as imagens abaixo.
FONTE: INSTITUTO GAYLUSSAC. Testes 6ª Série Ensino Fundamental. Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828827/2014_Portugu%C3%AAs_4ano_etapa01.pdf
Nas imagens acima aparece
a Turma da Mônica e a Turma da Mônica jovem. Sobre as imagens, responda:
Você nota algumas diferenças marcantes nos personagens? Se a resposta for
positiva, cite as diferenças.
________________________________________________________________________.
8. Em sua opinião, por que
Mauricio de Sousa (criador da Turma da Mônica) criou personagens da Turma
Jovem?
________________________________________________________________________.
9. Cite as fases em que os
personagens estão nas duas tirinhas.
________________________________________________________________________.
10. Na tirinha A, os
personagens carregam objetos. O uso desses objetos tem haver com a idade dos
personagens? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________.
HIGIENE DO CORPO
1 - Mau cheiro que se instala nos pés mal cuidados.
A - banho B - chulé C – axilas
2 - Secreção do corpo que aumenta na puberdade e com o
calor.
A - suor B - neutro C – higiene
3 - Inflamação da pele, no local onde nascem os pelos.
A - doenças B - pés C – acne
4 - Para evitar o chulé deve-se enxugar bem os dedos dos
pés depois do ________.
A - chulé B - banho C – suor
5 - Não devem ficar calçados o dia todo.
A - pés B - axilas C – chulé
6 - Cuidados com a limpeza do corpo.
A - neutro B - higiene C – axilas
7 - Tipo de pele que favorece o surgimento da acne.
A - acne B - doenças C – oleosa
8 - Regiões abaixo dos braços, conhecidas como sovacos.
A - axilas B - suor C – pés
9 - Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas
importantes para prevenir certas _______.
A - acne B - doenças C – axilas
10 - Tipo de sabonete apropriado para a higiene corporal.
A – higiene B – banho C – neutro
Gabarito - HIGIENE DO CORPO
1 B; 2 A; 3 C; 4 B; 5 A; 6 B; 7 C; 8 A; 9 B; 10 C
Interferência da ação do ser humano nos elementos ambientais (solo, água, ar)
O ser humano, ao realizar atividades como cultivo de vegetais, criação e extração de minerais, muitas vezes contribui para o desgaste do solo. O desmatamento, a queimada, a erosão e a poluição são causas do desgaste do solo.
Desmatamento
O desmatamento é a retirada permanente* da definitiva de uma área para a construção de estradas e moradias, para o cultivo de vegetais, entre outras.
O solo da área desmatada fica exposto às ações do vento e da água da chuva, que, geralmente, causam à erosão. Além disso, sem vegetação, o solo dessa área é atingido diretamente pelos raios solares, o que provoca o ressecamento do húmus e torna o solo menos fértil.
Desmatamento na Floresta Amazônica, no estado do Amazonas.
vocabulário
permanente= definitiva
Teste a hipótese dos alunos:
ATIVIDADES
PUBERDADE
1. O ser humano
desenvolve-se mais lentamente que alguns animais. As crianças precisam de carinho
e proteção. Conforme vamos crescendo, nos tornamos capazes de procurar
alimentos e de nos defender. Marque a ordem de desenvolvimento correto dos
seres humanos.
a) criança -
jovem - adulto – idoso c) nascimento - adulto - jovem
b) nascimento -
idoso – adulto d) jovem -
criança - adulto – idoso
2. Eles vivem em nossos
cabelos e causam coceira. Eles se agarram firmes nos cabelos, mas não voam!
Seus filhotes chamam-se lêndeas. Para evitar os piolhos devemos:
a) usar pentes,
escovas, bonés e toucas de amigos.
b) lavar os
cabelos uma vez por mês.
c) lavar diariamente os cabelos e não compartilhar pentes e escovas.
d) pentear os cabelos
de hora em hora.
3. Como se designa o
período da adolescência em que os corpos dos meninos e das meninas sofrem
grandes alterações?
a) puberdade b) terceira idade c) infância d) adolescência
4. Durante o período referido na questão
anterior, desenvolvem-se uma série de características sexuais secundárias. Da
lista que se segue, indique utilizando (menina) ou (menino) no
espaço, caso essa se refira ao sexo masculino ou ao sexo feminino.
______ Alargamento das ancas
ou quadris.
______ Engrossamento da voz.
______ Aparecimento da barba.
______ Desenvolvimento dos seios.
______ A voz mantém-se suave.
______ Alargamento dos ombros.
5. A puberdade é o aspecto
biológico da adolescência. A puberdade começa com o aparecimento dos caracteres
sexuais secundários e termina quando o desenvolvimento físico está completo. É
possível determinar uma média de idade em que as mudanças acontecem nos corpos
dos adolescentes. Cite algumas modificações ocorridas no corpo humano, tanto
feminina quanto masculina durante a puberdade.
Mudanças Masculinas:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Mudanças Femininas:
Mudanças Femininas:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. (ENEM-2013)
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A
oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de
responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos
alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente
da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de
Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no
açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. Outro pecado,
velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como
marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento das meninas que participam do
Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire,
que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já
sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E
não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer,
endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da
Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro
sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já
são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e
diabete”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em:
http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os
hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações
apresentadas no texto indicam que
a)
a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada
constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os
adolescentes.
b)
a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um
maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da
obesidade entre os adolescentes.
c)
a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da
população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que
prejudica o equilíbrio metabólico.
d)
a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da
diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da
pressão arterial (nas artérias).
7.
Observe as imagens abaixo.
FONTE: INSTITUTO GAYLUSSAC. Testes 6ª Série Ensino Fundamental. Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828827/2014_Portugu%C3%AAs_4ano_etapa01.pdf
Nas imagens acima aparece
a Turma da Mônica e a Turma da Mônica jovem. Sobre as imagens, responda:
Você nota algumas diferenças marcantes nos personagens? Se a resposta for
positiva, cite as diferenças.
________________________________________________________________________.
8. Em sua opinião, por que
Mauricio de Sousa (criador da Turma da Mônica) criou personagens da Turma
Jovem?
________________________________________________________________________.
9. Cite as fases em que os
personagens estão nas duas tirinhas.
________________________________________________________________________.
10. Na tirinha A, os
personagens carregam objetos. O uso desses objetos tem haver com a idade dos
personagens? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________.
HIGIENE DO CORPO
1 - Mau cheiro que se instala nos pés mal cuidados.
2 - Secreção do corpo que aumenta na puberdade e com o
calor.
3 - Inflamação da pele, no local onde nascem os pelos.
A - doenças B - pés C – acne
4 - Para evitar o chulé deve-se enxugar bem os dedos dos
pés depois do ________.
A - chulé B - banho C – suor
5 - Não devem ficar calçados o dia todo.
6 - Cuidados com a limpeza do corpo.
7 - Tipo de pele que favorece o surgimento da acne.
8 - Regiões abaixo dos braços, conhecidas como sovacos.
9 - Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas
importantes para prevenir certas _______.
10 - Tipo de sabonete apropriado para a higiene corporal.
Gabarito - HIGIENE DO CORPO
1 B; 2 A; 3 C; 4 B; 5 A; 6 B; 7 C; 8 A; 9 B; 10 C
Interferência da ação do ser humano nos elementos ambientais (solo, água, ar)
O ser humano, ao realizar atividades como cultivo de vegetais, criação e extração de minerais, muitas vezes contribui para o desgaste do solo. O desmatamento, a queimada, a erosão e a poluição são causas do desgaste do solo.
Desmatamento
O desmatamento é a retirada permanente* da definitiva de uma área para a construção de estradas e moradias, para o cultivo de vegetais, entre outras.
O solo da área desmatada fica exposto às ações do vento e da água da chuva, que, geralmente, causam à erosão. Além disso, sem vegetação, o solo dessa área é atingido diretamente pelos raios solares, o que provoca o ressecamento do húmus e torna o solo menos fértil.
Desmatamento na Floresta Amazônica, no estado do Amazonas. |
vocabulário
permanente= definitiva
Teste a hipótese dos alunos:
A vegetação protege o solo da erosão que a chuva pode causar?
- Primeiro, simularemos fortes chuvas caindo sobre uma área coberta de vegetação: um gramado, por exemplo.
- Depois, simule fortes chuvas caindo sobre uma área sem cobertura vegetal: um espaço no gramado com o solo exposto, por exemplo.
Investigando: Será que se jogarmos mais água o efeito será maior ou menos do que é mostrado? E se jogarmos a água de alturas diferentes? E se a vegetação cobrir parcialmente o solo, como ele ficaria?
Escreva um relatório explicando como acontece com o solo em cada situação. Atividade Avaliativa. (entregar na próxima aula)
Siga este modelo.
Nessa atividade nós investigamos:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para isso, fizemos o seguinte:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
No fim, observamos que:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nossa principal conclusão é:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Livro
O fogo e o Cerrado
Vídeos sobre Queimadas
A Turma do Labareda
Alternativas ao uso
Fogo e Segurança
- Primeiro, simularemos fortes chuvas caindo sobre uma área coberta de vegetação: um gramado, por exemplo.
- Depois, simule fortes chuvas caindo sobre uma área sem cobertura vegetal: um espaço no gramado com o solo exposto, por exemplo.
Investigando: Será que se jogarmos mais água o efeito será maior ou menos do que é mostrado? E se jogarmos a água de alturas diferentes? E se a vegetação cobrir parcialmente o solo, como ele ficaria?
Escreva um relatório explicando como acontece com o solo em cada situação. Atividade Avaliativa. (entregar na próxima aula)
Siga este modelo.
Nessa atividade nós investigamos:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para isso, fizemos o seguinte:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
No fim, observamos que:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nossa principal conclusão é:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Livro
O fogo e o Cerrado
Vídeos sobre Queimadas
A Turma do Labareda
Alternativas ao uso
Fogo e Segurança
Nenhum comentário:
Postar um comentário