2º ano_Ciências

                   
Inicie a aula conversando sobre a vacinação, por que ela é importante. Se puder, leve cartazes de campanhas de vacinação.
Imagens retiradas de http://|/2008/08/campanha-de-vacinao-contra-rubola.html acesso em 05/09/2018)
Pergunte às crianças quais vacinas elas se lembram de ter tomado, se elas já viram seu cartão de vacinação. Após essa conversa inicial, pergunte novamente por que a vacinação é importante.
Professor, provavelmente muitos dirão que ela serve para prevenir doenças. Pergunte então se eles sabem como as vacinas funcionam, e anote as possíveis hipóteses.
Como brincadeira, pergunte aos alunos o que aconteceria se você passasse um filme hoje, e o quisesse repeti-lo depois de alguns dias. Eles provavelmente diriam que conheciam o vídeo, e contariam a história. Converse com ele que, com as vacinas, acontece algo parecido no nosso corpo.
Atividade 1 - apresente as informações abaixo
EM 1796 EDWARD JENNER ERA UM MÉDICO E CIENTISTA CONCEITUADO E ESTAVA TRABALHANDO EM UMA TESE: QUE QUANDO UMA PESSOA É CONTAMINADA POR UMA DOENÇA, ELA FICA IMUNE A ELA O RESTANTE DE SUA VIDA. POR EXEMPLO, SE VOCÊ PEGASSE VARÍOLA, VOCÊ ESTARIA PROTEGIDO DE PEGAR NOVAMENTE ESSA DOENÇA NO FUTURO. É DELE O REGISTRO DA PRIMEIRA VACINA.
ISSO ACONTECE PORQUE SEU CORPO, QUANDO EXPOSTO NOVAMENTE AO VÍRUS DA VARÍOLA, RECONHECE A DOENÇA E A COMBATE. A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS É QUE ELAS AJUDAM O CORPO A DESENVOLVER A CAPACIDADE DE LUTAR CONTRA A DOENÇA SEM DEIXAR VOCÊ MUITO DOENTE. É COMO SE ELAS ENGANASSEM O CORPO, FAZENDO COM QUE ELE PENSE QUE TEM A DOENÇA E REAJA CONTRA ELA.
Veja abaixo as etapas desse processo, conhecido como "resposta imunológica".
1. Você toma a vacina (por gotas ou injeção). Ela contém formas fracas ou mortas do vírus ou da bactéria que causa a doença.
2. O nosso sistema imunológico identifica proteínas estranhas dos vírus e bactérias também conhecidas como antígenos.
3. Uma vez que os antígenos forem identificados, o sistema imunológico desenvolve proteínas contra os antígenos que circulam no sangue. Essas proteínas são chamadas de anticorpos. Eles lutam contra a infecção matando os vírus e as bactérias que causam as doenças.
4. O corpo armazena esses anticorpos de maneira que eles fiquem disponíveis para combater a doença se ele for exposto à mesma doença no futuro. Infelizmente, os anticorpos são específicos para cada doença, ou seja, os anticorpos de varíola não funcionam para outras doenças.
É importante observar que quando a doença real infecta uma pessoa, os vírus e as bactérias se multiplicam centenas e centenas de vezes até que a infecção aconteça. A vacina fornece antígenos (vírus mortos ou fracos) suficientes para o corpo, mais adiante, reconhecê-los como parte dos vírus e bactérias que causam a doença e completar o processo da resposta imunológica, protegendo assim o corpo da doença no futuro. Texto modificado de http://saude.hsw.uol.com.br/vacina1.htm (em 05/09/2018)
Converse com as crianças sobre o texto, se elas entenderam como uma vacina é produzida (em laboratório, com organismos atenuados) e como ela atua no nosso corpo (identificando organismos estranhos e atacando-os). Converse também sobre os termos que aparecem no texto – imunidade, sistema imunológico, antígenos, anticorpos, infecção. 
Atividade 2 – Entendendo o nosso corpo (brincadeira)
Divida os alunos em 4 grupos – 2 grupos formarão o sistema imunológico e 2 grupos serão as doenças. O grupo do sistema imunológico precisa ser um pouco maior que os dois grupos das doenças.
Materiais: papel colorido em 4 cores diferentes recortado em quadrados semelhantes.
Cada um dos dois grupos de doenças receberá papel de uma cor e deverá escolher uma forma geométrica para representar sua doença (podem ser triângulos, círculos, ou uma forma livre). O importante é que eles recortem as figuras da forma mais igual possível e não deixem o grupo do sistema imunológico ver.
Os grupos do sistema imunológico ficarão com os papéis das duas cores restantes e munidos de tesouras e fita crepe.
Ao sinal do professor, os grupos das doenças entram pela sala e começam a colar seus vírus/bactérias em várias partes da sala (cada criança pode colar uns 5 a 10 vírus/bactérias). Só depois de todos os vírus/bactérias estiverem colados pela sala que eles poderão começar a reproduzir novos vírus (recortar novamente a forma escolhida) e continuar colando pela sala.
O sistema imunológico precisará produzir os anticorpos, recortando figuras que se encaixem nos antígenos e colando junto a cada antígeno. Dependendo da figura, no início será mais difícil, mas depois eles saberão produzir anticorpos com mais rapidez.
Deixe a brincadeira correr durante alguns minutos. Ao final, peça para todos pararem e conte quantos antígenos sobraram.
Converse com os alunos sobre o que aconteceria se os vírus/bactérias conseguissem se reproduzir bem mais rápido que os anticorpos. Mostre que a brincadeira foi na verdade uma forma muito simples de mostrar como o corpo reage quando vê algo estranho nele.
E que, caso os anticorpos conseguirem derrotar os antígenos, depois de algum tempo ainda haveria anticorpos circulando pelo corpo, e o corpo mantém essa memória por muito tempo (a memória varia de doença para doença, e pode ser de poucos anos como para a vida inteira, como a catapora).
RECURSO COMPLEMENTAR - TABELA DE VACINAS

Recursos Complementares

Professor, procure em postos de saúde cartazes de campanhas de vacinação, utilize as cartelas de vacinação dos alunos para que eles acompanhem as vacinas que já tomaram e as que faltam.
História – Para Saber mais 
A primeira vacina de que se tem registro na história surgiu em 1796, quando o médico britânico Edward Jenner desenvolveu uma forma de imunização contra a varíola. Ele descobriu que, ao expor uma pessoa à versão bovina do vírus, ela tinha inicialmente reações leves, mas com rápida recuperação e, mais tarde, desenvolvia imunidade contra a versão humana da doença. “Ao entrar em contato com o sistema imune, a vacina provoca uma reação de proteção e gera nele uma memória”, explica a professora Wirla Maria Tamashiro, do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (Unicamp). “Essa memória possibilita que o sistema imunológico tenha uma resposta rápida e eficiente de controle infeccioso quando o mesmo agente entrar no organismo”.

Avaliação
Avaliação dos alunos no decorrer das atividades, se eles entenderam o texto e a brincadeira, se conseguiram se apropriar da linguagem científica (principalmente os termos “sistema imunológico” e “anticorpos”).
Proponha que eles façam uma campanha educativa na escola, explicando a importância das vacinas para os outros alunos através de cartazes, esquematizando como o corpo reage ao perceber um corpo estranho.

Resultado de imagem para a importancia das vacinas
Clique na figura para ver o vídeo




Nenhum comentário: